Notícias
Voltar
A Tragédia de Hillsborough
Desastre mudou a história do futebol inglês

A semana é de lembranças tristes e de muitas homenagens no futebol inglês. A Tragédia de Hillsborough, o maior desastre do esporte no país, completou 30 anos no dia 15 de abril. Foram 96 torcedores do Liverpool mortos e 766 feridos. O futebol na Inglaterra nunca mais foi o mesmo.

O estádio de Hillsborough fica na cidade de Sheffield e recebeu a semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham Forest. A superlotação de um setor das arquibancadas fez com que os torcedores fossem pressionados contra as grades pelo peso da multidão atrás deles.

Um ano depois, um relatório oficial do governo foi publicado, colocando a culpa nos torcedores do Liverpool, alegando abusos no álcool e violência. Décadas depois, o relatório foi desmentido. Os relatos dos agentes tinham sido alterados. Em 2015, o comissário de polícia, David Duckenfield, admitiu que as suas decisões foram a causa direta da morte das 96 pessoas, inocentando os torcedores.

Depois da Tragédia de Hillsborough, ocorreu uma revolução no futebol inglês. Modernização dos estádios, profissionalismo e a criação da Premier League (1992), fizeram da Liga Inglesa a melhor do mundo hoje.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação






CAMPEONATOS


© 2019 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.