Notícias
Voltar
História do Campeonato Carioca
Domínio total dos clubes da capital

A principal competição de clubes do Estado do Rio de Janeiro é a terceira mais antiga do país, disputada desde 1906. De lá até hoje são 113 anos, com amplo domínio dos quatro gigantes do Estado.

O Flamengo é o maior campeão, com 34 conquistas. O Fluminense foi o primeiro campeão e soma 31 títulos. Vasco da Gama (24) e Botafogo (21) vêm na sequência. Também levantaram o troféu estadual: América (7), Bangu (2), São Cristóvão (1) e Paissandu (1). Nunca um time de fora da capital levantou a taça.

A primeira partida disputada pela competição foi em 3 de maio de 1906, no Campo da Rua Guanabara (Bairro das Laranjeiras). O Fluminense goleou o Paissandu por 7 a 1. O primeiro gol da competição foi de Horácio da Costa, atacante tricolor.

O Carioca tem uma curiosidade. Entre 1915 e 1978, foram disputados o Campeonato Carioca e o Campeonato Fluminense. O primeiro reunia os clubes da capital, Rio de Janeiro (que foi capital do Brasil até 1960), o segundo envolvia as equipes do resto do Estado.

Para efeito de estatística, a competição que reunia os clubes da capital é considerada como o Campeonato Carioca.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo